terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mapa da Mina - Carnaval de Olinda

Carnaval de Olinda

MAPA DA MINA


A maior festa popular do planeta, o Carnaval de Olinda. Se você pensa assim continue lendo. Se não tenha cuidado para não mudar de opinião.
 

História:

O carnaval de Pernambuco tem origem Século XVII, onde carregadores de açucar e de mercadorias "brincavam" comemorando a data de Reis. No século seguinte (XVIII) as coroações de Reis e Rainhas de Maracatú impulsionam ainda mais a festa. No século (XIX) com a proclamação da Lei Aurea, gradativamente foi liberada a criação de agremiações carnavalescas, formada por operários urbanos.
"o primeiro clube que apareceu foi o dos Caiadores. Sua sede ficava na Rua do Bom Jesus e foi fundador, entre outros, um português de nome Antônio Valente"
(Arquivo Katarina Real · Iconografia da FJN)
Estar no carnaval de Olinda é sem sombra de dúvidas viver um experiencia única, singular. O carnaval é feito pelo povo, sem cordões de isolamento, sem trios elétricos ou obrigação de adquirir kits para a festa nem mesmo um ingresso. É você com sua alegria e a seu modo que vai fazer seu carnaval.
O Frevo, rítio acelerado e contagiante, que arrasta multidões, pode ser concebida de três maneiras: Frevo Canção, Frevo de Bloco, Frevo Abafa. Executada por orquestra o frevo e acompanhada por passistas que executam passos de dificuldade fácil moderada, difícil e extremamente difícil.
 

Blocos:

Os blocos surgem das massa de trabalhadores das cidades, que após da abolição da escravatura e com o consentimento das autoridades, essas massa de trabalhadores se juntavam em agremiações para comemorar o dia de Reis, agremiações como Das Pás (formado por carvoeiros) e Vassourinhas. Observa-se que sempre com motivos urbano.
 
Carnaval de Olinda Hoje:
Em Olinda, mais precisamente no sítio histórico, é onde os festejos acontecem, não tenho a intenção de indicar o melhor do carnaval, mas sim indicar as minhas preferências. Ok, estamos combinados?
 

Preparativos:

Faça algum tipo de exercício físico pelo menos uns 30 dias antes da festa (caminhada já serve). Motivo: o carnaval se brinca andando, não dá pra ficar dentro de um carro!
Chegue 2 ou três dias antes (Carnaval começa na sexta a noite) chegue na quarta-feira, isso se você quiser ver e fotografar o recife colorido durante o dia, conhecer os marcos turísticos e degustar a fantástica culinária nordestina com calma e tranquilidade.
Reserve também mais dois ou três dias para descansar, indico as praias do Litoral Sul de Pernambuco (Porto de Galinhas) ou a tranquilidade da capital vizinha João Pessoa.
 

SEMANA PRÉ CARNAVALESCA

Para o folião que chega na semana anterior ao carnaval existem várias previas rolando, a dos clubes são pagas e geralmente uma atração nacional mais as atrações locais que, na minha opinião são sempre melhores que as nacionais, onde o frevo é quem comanda o rítimo. Vale a pena o Baile Municipal, O Siri na Lata e a Sala de Justiça entre outros.

Já para quem não quer gastar dinheiro com entradas não faltam boas oportunidades:

A Noite dos Tambores Silenciosos

Pode acompanhar cortejo de maracatú de baque virado, e o ritual desta noite memorável, vale a pena. Leve somente o nescessário e tenha cuidado.

O Recife Antigo

Boa pedida para acompanhar o "acerto do passo" dos blocos liricos, tem tambem o mercado re artesanato e excelentes bares para tomar uma cerveja e olhar o visual.

Em Olinda


Durante a semana pre carnavalesca todos os dias saem blocos e troças.
A noite tem show a no Polo Fortinho.

CARNAVAL

Na sexta de carnaval:
A noite tem a abertura do carnaval do Recife no Marco Zero, oportunidade onde Naná Vasconcelos rege uma orquestras com 500 batuqueiros de maracatú, coisa de arrepiar, chegue cedo, acompanhe o cortejo. Depois tem os shows que vão até a madrugada.

No Sábado:
Galo da Madrugada, o trajeto sai da praça das cinco pontas e vai até a ponte onde fica o Galo Gigante. Só acompanhe o percurso se você souber o que esta fazendo, existem pontos violentos e com muita gente imprensada. Vá com sua turma, caso algum membro da sua turma se perca procure um lugar seguro pegue um taxi e volta para casa. Mas que vale a pena vale, é uma oportunidade que se você perder não vai se perdoar.

No Galo também tem vários camarotes (com sistema tudo incluso) um que indico fácil é o Camarote do Zezo. O mais interessante é que tem pra todo bolso. A medida que vai se aproximando do carnaval vamos colocando aqui no nosso blog todas as informações.

O que levar: protetor solar, dinheiro trocado e roupas leves.
Uma boa opção são os camarotes que tem ao longo do percurso, tem para todo gosto e bolso.
No final da tarde sai um dos blocos mais tradicionais de Olinda - o Ceroula de Olinda, muito legal, se tiver pique vá, geralmente sai do Carmo.

A meia noite tem o mais famoso boneco de Olinda - Homem da Meia Noite - é PERIGOSO. Não vá com namorada nem com crianças. Lugar no estilo cada um por si. Tá, já falei a parte ruim do negócio, agora vamos a parte boa: VER A SAIDA DO HOMEM DA MEIA NOITE É SIMPLESMENTE SEM NOÇÃO, SEM EXPLICAÇÃO. Se você perder não vai ter outra chance é algo eletrizante. (vale a pena: VALE).

No Domingo:
Comece seguindo um dos sambas que rola na cidade: Patusco ou D'breck na parte da manhã, sai as 10 horas.
Passe o dia andando pela cidade, paquerando bebendo e seguindo várias troças e blocos. No final da tarde veja a saída de outro bloco tradicional - O ELEFANTE DE OLINDA - e seu hino é uma referencia no carnaval de Olinda. Sai do Guadalupe (tem que andar bastante).
A noite tem show tanto em Olinda (Praça do Fortinho) e em Recife no Marco Zero.

Na segunda:
Passe o dia andando pela cidade, blocos e troças por toda parte. A tarde tem - PITOMBEIRA - esse é imperdível, pode ir.
A noite tem show tanto em Olinda (Praça do Fortinho) e em Recife no Marco Zero.

Na Terça:
Passe o dia andando pela cidade, vão sair dois ícones do carnaval, por isso prepare-se para Pitombeira, Ceroula. As 17 horas tem EU ACHO É POUCO, sai do largo da Igreja de São Bento - vá, é simplesmente o máximo, não perca em hipótese alguma. Para muitos é a melhor maneira de encerar o carnaval em grande estilo.
A noite tem show tanto em Olinda (Praça do Fortinho) e em Recife no Marco Zero.

Na quarta-feira de cinzas:
Bacalhau do Batata - É bem tranquilo e grande, encerra a programação dos dias de Carnaval de Olinda.

Nos intervalos dos blocos procure ruas como a Rua do Bonfim, Rua de São Bento e Rua Prudente de Moraes. Essas são as ruas onde você pode se dar bem!

Para o público GLS a famosa Rua 13 de Maio é o point principal, a turma tá toda lá. Rua sempre animada e muito engraçada. Não é em toda sua extensão, é o pedaço que vai da esquina do MAC até a esquina da rua que dá acesso aos 4 Cantos, 

ONDE SE HOSPEDAR:
Olinda Social Club - Uma Casa de Carnaval

As vagas já estão disponíveis para o CARNAVAL 2015 em Olinda.

> Cerveja Liberada
> Refeições
> Hospedagem (Rua do Bonfim)
> Casa no FOCO DO CARNAVAL
> Muito Mais...

‪#‎Carnaval2015‬ ‪#‎CarnavalDeOlinda‬ ‪#‎Olinda‬
 
Nossa Página: 
 
Contato: 83 9666.6778 (WhatsApp) - TIM



0 comentários:

Postar um comentário